Centro de Seleção e de Promoção de Eventos
O QUE MEDEM AS PROVAS DOS CONCURSOS?
“O Cespe se especializou em criar métodos para avaliar o conhecimento, as atitudes, as habilidades e as competências das pessoas. Esse não é um método intuitivo. É científico. O Cespe faz parte o corpo científico da universidade” Joaquim Neto.
         Historicamente as provas dos concursos e vestibulares se preocupavam exclusivamente em aferir o conhecimento (conteúdo) dos candidatos nas matérias constantes no programa.
         Assim, o ensino enciclopédico gozava de grande importância.
         Nos últimos anos as coisas começaram a se alterar. O ENEM e o CESPE introduziram a avaliação subjetiva, onde além do conhecimento se medem as habilidades e competências.
         E o ensino analítico começou a ganhar espaço.
2 – O QUE MEDEM AS PROVAS DO CESPE?
         É sabido que em suas provas, o CESPE mede conhecimento, habilidades e competências.
         Suspeitamos que, além disto, o CESPE, sem o dizer aos candidatos, esteja escolhendo candidatos com perfis profissionais adequados às funções a serem exercidas.
         Qual outro motivo teria o CESPE para aplicar diversos tipos de provas?
         Será a tentativa de apenar o chute apenas uma estratégia para escolher os mais ousados?
         As declarações abaixo corroboram nossas suspeitas:
| “Nosso objetivo é contribuir cada vez mais para que órgãos e empresas encontrem perfis de profissionais mais adequados às funções que serão exercidas”, (Joaquim José Soares Neto, diretor-geral do Cespe/UnB). | 
|  “A interdisciplinaridade das provas é algo que exige mais dos candidatos. Não adianta decorar os assuntos, para ser aprovado é preciso ter conhecimento teórico e raciocinar. As provas conseguem aferir até a vivência do candidato, o que nos proporciona saber quem são os melhores profissionais”. (Gladson Viana) | 
Técnica do chute certo: Clique aqui
Site cespe: http://www.cespe.unb.br






0 comentários:
Postar um comentário