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O QUE MEDEM AS PROVAS DOS CONCURSOS?
“O Cespe se especializou em criar métodos para avaliar o conhecimento, as atitudes, as habilidades e as competências das pessoas. Esse não é um método intuitivo. É científico. O Cespe faz parte o corpo científico da universidade” Joaquim Neto.
Historicamente as provas dos concursos e vestibulares se preocupavam exclusivamente em aferir o conhecimento (conteúdo) dos candidatos nas matérias constantes no programa.
Assim, o ensino enciclopédico gozava de grande importância.
Nos últimos anos as coisas começaram a se alterar. O ENEM e o CESPE introduziram a avaliação subjetiva, onde além do conhecimento se medem as habilidades e competências.
E o ensino analítico começou a ganhar espaço.
2 – O QUE MEDEM AS PROVAS DO CESPE?
É sabido que em suas provas, o CESPE mede conhecimento, habilidades e competências.
Suspeitamos que, além disto, o CESPE, sem o dizer aos candidatos, esteja escolhendo candidatos com perfis profissionais adequados às funções a serem exercidas.
Qual outro motivo teria o CESPE para aplicar diversos tipos de provas?
Será a tentativa de apenar o chute apenas uma estratégia para escolher os mais ousados?
As declarações abaixo corroboram nossas suspeitas:
“Nosso objetivo é contribuir cada vez mais para que órgãos e empresas encontrem perfis de profissionais mais adequados às funções que serão exercidas”, (Joaquim José Soares Neto, diretor-geral do Cespe/UnB). |
“A interdisciplinaridade das provas é algo que exige mais dos candidatos. Não adianta decorar os assuntos, para ser aprovado é preciso ter conhecimento teórico e raciocinar. As provas conseguem aferir até a vivência do candidato, o que nos proporciona saber quem são os melhores profissionais”. (Gladson Viana) |
Técnica do chute certo: Clique aqui
Site cespe: http://www.cespe.unb.br
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