Playstation Network

Parece piada, mas a PlayStation Network continua apresentando problemas pelo seu quinto dia consecutivo neste Domingo, 24 de Abril de 2011. O problema ocorreu após um ataque bem sucedido de crackers conta a rede global do console mais famoso da Sony. E o ataque provou o quão frágil é esse recurso de jogo em rede mundial desta que é a terceira geração de seu console de jogos.

A queda da rede começou na quarta-feira da semana passada, dia 20 de Abril, e afetou mais de 70 milhões de usuários mundo afora, que utilizava o recurso para jogar seus jogos favoritos com pessoas de todas as partes do planeta, transmitir videos e até efetuar compras online.

O Problema

Desde quarta-feira os usuários estão tentando (infrutiferamente) acesso ao serviço via PlayStation 3, PlayStation Portable, ou mesmo via website oficial da companhia, e rebem a mesma mensagem dizendo que "um erro" está ocorrendo. Após identificado o problema, em plena quarta-feira, a empresa afirmou em um post publicado no seu blog oficial do PlayStation que "Enquanto estamos investigando a causa da queda da rede, nós queremos alertá-los que poderá demorar de um a dois dias até que possamos restabelecer completamente o serviço".

A PlayStation Network é uma forma dos usuários baixarem filmes, shows da TV, e jogar pela rede com seu PlayStation. O mais interessante desse sistema é que o acesso é gratuito, salvo alguns casos em qu o usuário precisa pagar por alguns de seus conteúdos.

Os proprietários do PlayStation ainda podem jogar offline seus jogos favoritos, contanto que tenham os discos disponíveis para uso local, e estão limitados a presença física de seus amigos para suas partidas, já que estão temporariamente desabilitados de desafiar demais jogadores pela Grande Rede. E isso é lamentável, já que uma das maiores vantagens do PlaStation -- frente aos demais consoles concorrentes de outras empresas como o Nintendo Wii e o XBox 360 -- era seu recurso de jogo via Internet.

O problema é tão grave e está se estendendo por tanto tempo que o próprio Diretor Sênior de Comunicação e Mídia Social da empresa, Patrick Seybold, afirmou em um post no Blog oficial do PlayStation que "Nós lamentamos sinceramente que a PlayStation Network e os serviços Qriocity estejam suspensos, e estamos trabalhando o tempo todo para trazer os dois [serviços] de volta online".

Seybold também informou que a empresa reconstruiu seus sistemas para fortalecer sua infraestrutura (e serviços) de rede. De acordo com suas palavras, "Mesmo sabendo que essa tarefa consome tempo, nós decidimos seguir nessa direção para oferecer segurança adicional ao sistema". O post foi efetuado ontem, Sábado, dia 23 de Abril de 2011, e até o momento não há maiores esclarecimentos, nem mesmo previsão de quando os serviços poderão estar disponíveis novamente para todos os clientes da empresa.

0 comentários: