Enem 2011


Enem 2011 supera a marca de 1 milhão de inscritos

Plantão
RIO - O Inep informou que foi superada a marca de 1 milhão de inscrições para o Enem 2011. Até às 17h desta quarta-feira (25), 1.260.235 candidatos haviam se inscrito para as provas de 22 e 23 de outubro.
Segundo o Inep, nesse montante, há quase 500 mil inscrições pendentes, que aguardam o pagamento da taxa de inscrição de R$35 para serem confirmadas. O maior número de inscrições foi registrado no estado de São Paulo, com 213.057 inscritos, seguido por Minas Gerais, com 131.784, e Rio de Janeiro, com 95.972.

A média de inscritos por hora desde a abertura do processo na segunda-feira (23) é de 22.699, e o pico aconteceu às 14h do primeiro dia, com 54 mil inscrições. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), a expectativa é que o número de inscritos chegue a 6 milhões.
SEGURANÇA:Impressão das provas terá monitoramento eletrônico para evitar erros
O exame será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 10 de junho. A taxa custa R$ 35. O Enem é utilizado por muitas universidades públicas para o acesso ao ensino superior.
O Inep dobrou a infraestrutura tecnológica para receber até 120 mil inscrições por hora. Ao todo, o sistema suporta 300 mil acessos simultânes. Além da capacidade de tráfego, também foram trabalhadas as questões de segurança, com uma central de monitoramento de todo o ambiente 24 horas por dia. Para garantir o sucesso do sistema, que é próprio e exclusivamente dedicado ao Enem, outras experiências de sucesso no governo federal foram levadas em conta, como a entrega da declaração do Imposto de Renda e da apuração das eleições pelo Tribunal Superior Eleitoral.
INSCRIÇÃO: - Ao se inscrever, o candidato deve fornecer o número do CPF e do documento de identidade. Estudantes com necessidades especiais devem informar sua situação. Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deve indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados.
TAXA: - No ato de inscrição é emitida uma guia que deve ser paga em uma agência bancária até o dia 10 de junho. O pedido de isenção de taxa deve ser feito durante a inscrição. Poderão solicitar o benefício, alunos que vão concluir o ensino médio em 2011 em escola da rede pública e pessoas que comprovem baixa renda familiar.
SENHA: - O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Esses dados são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
PROVAS: - Terão início às 13h. No dia 22 de outubro serão realizados os testes de Ciências Humanas e suas tecnologias, e de Ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 23 será a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. A prova do primeiro dia terá 4h30 de duração. A do segundo, 5h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto. Quem não tiver, deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido há no máximo 90 dias da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
PEDIDO DE REVISÃO: - O candidato terá um tempo para revisar todo material do exame. Caso o estudante note alguma coisa errada deverá imediatamente comunicar ao fiscal de prova.Segundo a presidente do Inep, Malvina Tuttman, não será concedido pedido de revisão de prova e também não serão aceitos recursos contra questões do exame.
CORREÇÃO DA REDAÇÃO: - A redação do Enem é corrigida por dois corretores de forma independente. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Quando houver discrepância superior a 300 pontos na nota de cada avaliador, um terceiro dará a nota final.
GABARITOS: - Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até três dias após a realização do exame.
Umas dicas ai pra vocês...

0 comentários: