Helvetica

O que é Helvetica?

Helvetica é uma fonte tipográfica sem-serifa considerada como uma das mais populares ao redor do mundo. Foi criada em 1957 pelos designers Max Miedinger e Eduard Hoffmann. Devido às preocupações que originaram seu desenho, é uma das fontes mais associadas ao modernismo no design gráfico.




Download Helvetica a fonte + famosa do mundo? 
Esta é uma fonte proprietária. Ou seja, não dá pra baixar de graça. A fonte custa em média 24 Euros pelo site Linotype. Fazer o download dela de graça é ilegal. Simples assim.


Helvetica foi desenvolvida em 1957 por Max Miedinger e Eduard Hoffman no Haas'sche Schriftgiesserei em Münchenstein, Suíça. Miedinger quis desenvolver uma nova tipografia sem-serifa que pudesse competir com o aclamado Akzidenz-Grotesk no mercado Suíço. Originalmente batizado de Neue Haas Grotesk, seu design foi baseado no Schelter-Grotesk e Normal Grotesk da Haas. O objetivo do novo design foi de criar uma tipografia neutra, clara e sem significados intrínsecos na sua forma, além de poder ser usado em uma gama de sinais.
Em 1960, o nome da tipografia foi alterada pela empresa alemã filiada da Haas', Stempell, para Helvetica. A ideia inicial era que a fonte se chamasse Helvetia (que significa "Suíça" em latim). Entretanto, consideraram muita pretenção batizar uma fonte com o nome de uma nação. Dessa forma resolveram alterar o nome para HelvetiCA. (que em latim significa "DA" Suíça) para que tivesse um alcance maior no marketing internacional. Inicialmente foi sugerido que o nome fosse 'Helvetia', derivado do nome original em Latim para a Suíça. Esta sugestão foi ignorada por Hoffmann quando ele decidiu que não seria correto nomear uma tipografia com nome de um país. Ele então decidiu que o novo nome seria 'Helvetica' que significa 'Suíço' em vez de 'Suíça'.

3 comentários:

Túlio Vieira de Almeida disse...

Realmente, essa fonte está por todo lugar!

Patrícia Fagundes disse...

Oi. tudo bem?
Vim pelo orkut...Não entendi...o que é isso?
Beijos

Will disse...

tá em todo lugar até no meu office e nem paguei os 24 euros kkkk