Yuri Gagarin / 1º homem a ir ao espaço

   Há 50 anos atrás, no dia 12 de abril de 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarin, então com 27 anos, completava uma façanha inédita para a humanidade, dava início à corrida espacial e acirrava a rivalidade entre EUA e União Soviética. Há 50 anos, Yuri Gagarin, a bordo da nave Vostok, era o primeiro homem a entrar na órbita da Terra.

   Após o feito, Gagarin se tornou, instantaneamente, uma celebridade internacional. Eesteve no Brasil (onde recebeu de Jânio Quadros a Ordem do Cruzeiro do Sul, comenda destinada a estrangeiros notáveis), além de Itália, Alemanha, Canadá e Japão, promovendo a União Soviética como o primeiro país a colocar um homem no espaço. Seu nome é tão importante para a Rússia que a vila onde nasceu, Klushino, atualmente no Oblast de Smolensk, mudou de nome para Gagarin após seu feito.

   Piloto de caça na Força Aérea Russa, o cosmonauta foi escolhido dentre 20 pilotos, após ter se tornado quase uma unanimidade entre seus professores e colegas (fonte: Wikipedia). E foi nessa profissão que encontrou sua morte trágica, ainda jovem. Em 27 de março de 1968, aos 34 anos, Gagarin e seu instrutor, Vladimin Seryogin, num voo de treinamento de rotina, caíram com seu MiG 15. Seu corpo foi cremado e suas cinzas foram enterradas nas paredes do Kremlin e na Praça Vermelha, em Moscou.
Aniversário de 50 anos

   Além da homenagem do Google Doodle deste 12 de abril de 2011, Yuri Gagarin ganhou um filme, First Orbit (Primeira Órbita), dirigido pelo diretor britânico Christopher Riley, responsável por vários filmes e documentários importantes sobre o espaço, como a série Odisseia no Espaço da BBC e Apollo 11, em parceria com a NASA, em 2009. First Orbit foi quase inteiramente filmado no espaço, usando as instalações da Estação Espacial Internacional.

E há outra inovação: a premiere do filme está sendo feita pelo Youtube, estando disponível, na íntegra, a partir de 12 de abril. Assista no endereço abaixo:

0 comentários: