2013 Tempestades Solares Irão Criar Caos

Astrônomos mostram que o máximo pico das tempestades do Sol acontecerá em 2013, o que irá provocar danos devastadores sobre a tecnologia humana.

Quem alerta é o secretário-assistente da National Oceanic and Atmospheric Administration. Segundo ele, irão acontecer grandes problemas em algumas estruturas terrestres como os satélites de telecomunicações e de envio específico de sinais, sistemas de navegação de internet e até em transmissões elétricas. Estas tempestades liberam grande quantidade de partículas que desativam até mesmo circuitos frágeis de computador.

Segundo os dados, esta tempestade jamais foi vista, sendo considerada a pior que será registrada, enviando para a Terra uma torrente gigante de explosão de plasma solar. Uma ex-astronauta da NASA, Dr. Sullivan, declarou que não é uma questão de “se”, mas quando tal evento aconteceria, pois é certo que tal fato algum dia chegaria a nos atingir.
As partículas carregadas que chegarão a Terra, poderão causar bilhões, talvez trilhões de reais em prejuízos para equipamentos elétricos, domésticos e industriais em todo o mundo. A Associação Americana para o Avanço da Ciência alerta que, se a tempestade solar atingir o pico máximo que espera os astrônomos, poderemos ficar semanas ou até meses sem energia elétrica em boa parte do planeta, ou em todo ele.
Cada explosão solar libera grandes quantidades de raios-X e ultravioletas que chegam a Terra em poucos minutos, primeiramente interrompendo comunicações via rádio. Após 20 minutos, são liberadas rajadas com partículas bastante energéticas, danificando os satélites. Em aproximadamente 15 ou 30 minutos poderá ocorrer a “super explosão”, colidindo com o campo magnético da Terra.
Apesar da gravidade, estes eventos não são tão raros. Em 1859 foi registrado pela primeira vez uma explosão solar desde tipo, pelo cientista Richard Carrington. A NASA informou que em 1972 uma explosão solar causou a queda nas comunicações telefônicas no centro-oeste de Illinoius, nos EUA.

0 comentários: